CAPS de Iguaba Grande Comemora Dia da Luta Antimanicomial com Semana de Atividades

Usuários do CAPS Profeta Gentileza Participam de Diversas Ações no Município e em Cabo Frio

DSC_0517 caminhada CAPSA Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, através do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) que tem a coordenação do Programa de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde realizou a Semana de Eventos “Movimento de Luta Antimanicomial”, para homenagear o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que foi comemorado, no dia 18 de maio. Movimento esse, que se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental.

As atividades iniciaram, na segunda-feira, dia 16, com elaboração de cartazes, rodas de conversa, caminhada e apresentação do Canta CAPS. E Ainda, em comemoração a data, Iguaba Grande foi convidado para participar da Semana de Psicologia e Saúde, na Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio, nos dia 23 e 24 de maio. A Coordenadora do Programa de Saúde Mental de Iguaba Grande, Kátia Simone ministrou a Roda de Conversa, para os estudantes, usuários e familiares. E os trabalhos confeccionados pelos usuários do CAPS de Iguaba Grande foram expostos, no bazar.

De acordo com Kátia Simone, são 54 usuários com transtornos graves cadastrados, no CAPS. Ao somar os atendimentos do ambulatório, atendimentos esses direcionados à psicologia e psiquiatria, totalizando 87 pacientes. Desde fevereiro, a prefeitura inaugurou a RT (Residência Terapêutica) para atender pacientes internados de longa duração: “Atualmente, estamos fazendo o processo de desinstitucionalização, que é a retirada dos pacientes que estão internados em hospitais psiquiátricos, porque a nova política prevê um atendimento mais humanizado, substituindo os hospícios. No CAPS temos psicólogos, enfermeira, psiquiatras e oficineiros, ajudando no tratamento”, informou.

Uma das principais características do CAPS é o trabalho desenvolvido em equipe, com muito amor e dedicação aos usuários. Segundo a psicóloga Adriana Cândido, o atendimento é direcionado para alcançar o direito a cidadania: “Esses pacientes têm um agravo mental, mas tem direito a cidadania, como qualquer outro cidadão. Com a Roda de Conversa, podemos destacar a importância da Luta Antimanicomial, a gente prevê o atendimento realizado em ambientes abertos, sem exclusão” , revelou. A usuária do CAPS Andréa Fonseca é paciente há um ano e gosta do atendimento oferecido: “Me sinto muito bem, no CAPS. Já escrevo o meu nome”, revelou. Valdinete Souza é paciente há um ano, de depressão profunda se sente em casa: “O CAPS é a minha casa. Lá, faço todos os trabalhos manuais, ajudo aos colegas e sou muito bem atendida. Vejo os pacientes tranqüilos”, disse.

Após a caminhada realizada, pelo centro da cidade, os usuários do CAPS foram para a sede da prefeitura entregar uma homenagem a Prefeita Grasiella Magalhães. Após a apresentação do Canta CAPS, com a música do Jota Quest “Dias Melhores”, uma lembrança foi entregue pela usuária Valdinete Souza para prefeita. Na ocasião, Grasiella Magalhães cumprimentou a todos e deixou uma pergunta: “Estou muito feliz com a visita de vocês. O CAPS Profeta Gentileza recebeu este nome para homenageá-lo, porque ele era uma pessoa muito inteligente e de sensibilidade. Quem tem mais problema mental? É uma pessoa que tira dinheiro do povo, que não ajuda a população? Ou aquele que escreve coisas bonitas? Anormais, são pessoas, que fazem mal ao nosso município, estado e país”, declarou.

A prefeita, também parabenizou a equipe do CAPS e agradeceu pelo trabalho prestado: “Fico muito feliz ao ver como vocês conseguem conduzir, com muito amor, essas pessoas de personalidades fortes. Vocês foram escolhidas para essa causa. Fico feliz, também, por conseguir instalar, aqui, no nosso município, que é pequeno. Mas, com o nosso trabalho grandioso estamos vencendo a luta. Somos grandes nas atitudes e no amor”, finalizou.

Texto: Andréa Morais

Foto: Alexandre Oliveira

DSC_0569 CAPS na prefeitura DSC_0607Prefeita Grasiella Magalhães recebe usuários do CAPS DSC_0666 Prefeita agradece homenagem dos usuários do CAPS DSC_0684 Usuária Valdinete Souza entrega homenagem a Prefeita