Mais de 3.000 Cães e Gatos Vacinados Contra a Raiva em Iguaba Grande

Foram 4.000 Doses Recebidas Pelo Governo do Estado Distribuídas Entre 10 Postos do Município

Vacinação antirábica 2016 1No dia quatro de junho a Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, através da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a Campanha de Vacinação Anti-Rábica. Foram aplicadas 3.386 vacinas, sendo 2.935 em cães e 451 em gatos. Houve 10 pontos de vacinação espalhados pelo município.

A campanha acontece todos os anos e a vacina é disponibilizada pelo Governo do Estado. Somente no ano de 2015 não aconteceu, pois não foi disponibilizado para nenhum município. Iguaba, esse ano, recebeu 4.000 doses.

Segundo Pedro Azevedo, coordenador de Vigilância Sanitária do Município, “A vacinação é importante para evitar um surto de raiva que possa ter. Graças a Deus aqui em Iguaba nunca teve. Mas é bom prevenir”. A moradora do Bairro Nova Iguaba Natália Duarte, dona de dois cachorros e um gato também fala sobre a Campanha: “é importante para a saúde deles e para evitar a transmissão da raiva, ainda mais porque onde eu moro tem outros animais. E também, para proteção das minhas duas filhas”.

As vacinas foram aplicadas por agentes de saúde e guardas de endemias que receberam qualificação, além do veterinário do município, que receberam qualificação. A Agente de Saúde Dalva, que estava aplicando na UBS Pedreira disse que a capacitação é importante “porque muitos podem vacinar errado. Tem que ser subcutânea, e o dono precisa imobilizar a parte da frente”.

Os animais que não foram vacinados podem ser dirigidos à Secretaria de Saúde, e no caso do proprietário ter um número grande de cachorros ou gatos, pode solicitar, no mesmo local, a aplicação domiciliar. Vale ressaltar que, para serem vacinados, os cachorros e gatos precisam estar em bom estado nutricional e saudáveis.

A Secretaria Municipal de Saúde fica na Rua Capitão Jorge Soares, SN. Ou pelo telefone: 2634-3808.

Texto: Júlya Costa

Foto: Alexandre Oliveira