Alunos de Iguaba Grande participarão de Programa de Educação no Trânsito

PROET vai educar e conscientizar crianças e jovens para evitar acidentes

Foto: Felipe Lopes

Com o objetivo de diminuir o número de pessoas vitimadas no trânsito, o Batalhão de Polícia Rodoviária, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, levou à prefeitura de Iguaba Grande a proposta de parceria para que seja realizado na cidade o Programa de Educação Para o Trânsito (PROET). O programa, que existe há 4 anos envolve alunos da rede Municipal de Ensino, com a participação de uma equipe especializada em educação no trânsito, através de realização de palestras, distribuição de material didático, além de atividades interativas com a corporação.

De acordo com o Sargento Freitas, o programa aproxima a Polícia Militar da família, de forma humanizada e divertida. “A criança conhece uma viatura policial, pode usar os instrumentos do veículo, como o rádio de comunicação, claro, com uma freqüência exclusiva para isso. Com isso, aprendem também, que o policial é um amigo e está ali para somar” explica o Sargento, que também destaca a participação de jovens e adultos, através da apresentação de material multimídia de orientação e conscientização. “Para os jovens, preparamos um material muito importante, com o apoio de psicólogos, são vídeos de acidentes reais, que podiam ser evitados se houvesse uma maior atenção ao trânsito”, concluiu Freitas.

Para a prefeita Grasiella Magalhães, parcerias como essa são muito bem-vindas. “O município tem que estar integrado com todos os setores que atuam na sociedade, são com parcerias como essa, com a Polícia militar, que vamos conseguir, não só conscientizar nossos alunos, mas também os pais que aprendem muito com as crianças. Dessa forma estamos salvando vidas”, destacou Grasilella.

Após aprovação da parceria, a prefeita encaminhou a equipe do programa à Secretaria de Educação, onde será definida a data de início, que tem previsão para o mês de maio.

Texto: Tiago Gouveia