Iguaba Grande faz balanço dos 100 dias de governo

Maior preocupação foi manter a estabilidade econômica da gestão e conter gastos

Nos 100 primeiros dias do segundo mandato do governo de Grasiella Magalhães, prefeita de Iguaba Grande, a equipe de gestão da prefeitura se empenhou em driblar os efeitos da crise e manter as contas em dia. “A crise que atingiu todo o país também causou reflexos em nossa cidade, mas passamos por isso de forma muito responsável, por isso, ao iniciar o segundo mandato reduzi o número de nomeação, inclusive de secretários, dessa forma conseguimos regularizar as contar e voltar com o salário integral dos funcionários comissionados”, disse a prefeita, se referindo ao desconto de 30% no salário de todos os cargos comissionados, esse desconto foi estipulado pela prefeita em 2016, como medida para reduzir gastos do governo. “O Servidor de Iguaba tem recebido mensalmente, como deve ser, a merenda escolar chega em todas a unidades de ensino, estamos mantendo serviços importantes como transporte universitário e coleta de lixo. Não faltam remédios nos postos de saúde e pronto socorro. Mas para que isso aconteça, em meio a tamanha crise financeira, é necessário governar com responsabilidade, é o que fizemos na gestão passada e continuamos nessa gestão”, explica Grasiella.

Segurança

Diante dos casos recentes de assaltos na cidade, a prefeitura de Iguaba Grande buscou, nesses primeiros 100 dias de governo, o apoio da Polícia Militar. As ações propostas são de reforço no policiamento e atividades extracurriculares na sala de aula, além da ronda escolar que será implantada em todo o município. “Estive no comando geral da PM, no Rio de Janeiro, conversei com o Coronel Wolney Dias Ferreira, aqui na cidade tenho conversado com o Capitão Ibrahim (Comandante da 7ª Cia destacada do 25°BPM – Iguaba Grande), já iniciamos os estudos para pôr em práticas as ações de segurança o quanto antes. Estamos unidos e não vamos dar espaço para a criminalidade”, afirmou a prefeita. Na última segunda-feira, uma ação comandada pelo Capitão Ibrahim, resultou na prisão de dois suspeitos de diversos assaltos na região.

Educação

As aulas foram retomadas, após período de férias, com o serviço gratuito de transporte escolar atendendo a 100% da rede. A merenda escolar também foi retomada para todas as unidades escolares da cidade, além disso, as escolas começaram a receber material para a implantação de hortas, que vão auxiliar na merenda escolar e no estímulo à alimentação saudável. O serviço é oferecido pela Secretaria de Agricultura e Pesca. A primeira escola a receber o material foi a unidade do bairro São Miguel, Escola Municipal Prefeito Oscar Magalhães.

Saúde

Campanha de vacinação contra Febre Amarela, em Iguaba grande, conseguiu vacinar, em 21 dias, cerca de 14 mil pessoas, mais de 70% do público alvo, que soma 19 mil pessoas.  A vacinação é realizada pelas unidades básicas de saúde, em todos os bairros da cidade. Ainda há doses da vacina suficientes para vacinar todo o público alvo.

Meio Ambiente

Em relação ao meio ambiente, a cidade concluiu a limpeza do Rio Salgado, e no mês de março, que costuma ser marcado pelas chuvas intensas, A Prefeitura de Iguaba Grande desenvolveu de forma contínua a limpeza nos outros rios da Cidade, especialmente nos principais pontos de alagamentos, onde está sendo feito a retirada das plantas gigogas e desassoreamento. A secretaria de meio ambiente também retomou as atividades do Horto Municipal, que dispõe de cerca de 60 mil mudas, entre elas, de árvores nativas. Para preservar a mata atlântica, bioma presente na cidade, a prefeitura, através das secretarias de educação e meio ambiente, firmou uma parceria com a igreja católica, que tem como tema da campanha da fraternidade deste ano a preservação dos biomas brasileiros. O projeto inclui visitas ao horto municipal, plantio e ações de conscientização para alunos da rede municipal de educação e população em geral.

Esportes
O ano começou competitivo no que diz respeito aos esportes em Iguaba Grande, a subsecretaria promoveu o Torneio de Futsal, que contou com a participação de 18 times, distribuindo um total de 14 troféus e 72 medalhas aos vencedores, os jogos aconteceram no Ginásio Poliesportivo Osvaldo Antunes Neves, no bairro Boa Vista. Além disso, a subsecretaria de esporte retomou, em março, as atividades da “Escolinha Municipal”, espaço destinado à praticas esportivas e atividades físicas para crianças, jovens e adultos. A Escolinha está oferecendo aulas de futsal, vôlei e treinamento funcional, as aulas são gratuitas.

Trânsito

Parcerias já conhecidas, pelo sucesso em anos anteriores, foram renovadas em 2017, a Concessionária Via Lagos, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, oferece oficinas pedagógicas do Programa Estrada para a Cidadania para aplicação do conteúdo Educação para o Trânsito nas salas de aula. A Polícia Militar, através do Programa de Educação Para o Trânsito (PROET), firmou parceria com a Prefeitura e Iguaba, que vai receber o programa que existe há 4 anos e envolve alunos da rede Municipal de Ensino, com a participação de uma equipe especializada em educação no trânsito, através de realização de palestras, distribuição de material didático, além de atividades interativas com a corporação. Também pensando na segurança do trânsito, a Prefeitura realizou melhorias na sinalização de trânsito na Cidade. Foi realizado o trabalho de pintura da faixa de pedestre e demarcações das vias.

Iguaba também se destacou como liderança política na região dos lagos.

Grasiella Magalhães e o vice-prefeito, Leandro Coutinho, mostraram a influência política que exercem na Região dos Lagos. Apesar da cidade de Iguaba Grande ser a menor entre suas vizinhas, cerca 25 mil habitantes, os representantes da “Princesinha da Região dos lados”, foram eleitos presidentes de dois importantes grupos da região. Grasiella Magalhães foi eleita na última sexta-feira, dia 7, presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos de São João, formado por 12 prefeituras, e Leandro Coutinho é o novo presidente do Comitê de Bacia Lagos de São João, formado por representantes do poder público federal, estadual e municipal, de usuários de recursos hídricos e de entidades da sociedade civil organizada. Para a prefeita Grasiella, o segredo da força política da cidade está na união entre ela e seu vice, Leandro. “Tenho um vice-prefeito que caminha comigo, não está apenas para cumprir protocolos, somos prefeitos juntos e é o que dá força e credibilidade ao governo, por isso meus colegas prefeitos têm confiança em nosso trabalho, da mesma forma que governamos Iguaba, vamos representar as cidades, juntos!”, afirmou Grasiella.

Segundo a prefeita, parcerias com diferentes setores da sociedade e o bom relacionamento com municípios vizinhos, continuarão presentes em toda a gestão. “Conseguimos reafirmar importantes parcerias nesse início de governo, a eleição do Consórcio e do Comitê dos Lagos nos mantém próximos de outras cidades, acredito que o sucesso da gestão está aí, em governar unidos. Iguaba é uma pequena cidade, mas é grande em termos de união”, disse Grasiella, destacando também apoios em esfera federal. “Tenho ido a Brasília com frequência, busco apoio através de emendas parlamentares, no Mês passado estive com o Ministro da Saúde, que também garantiu que vai nos ajudar no que for possível”, revelou a prefeita, se referindo ao encontro com o Ministro Ricardo Barros, que aconteceu no dia 6 de abril em Brasília.

“Iniciamos o segundo mandato de forma satisfatória, obedecendo ao que planejamos, temos muito trabalho pela frente, mas tenho certeza de que vamos cumprir todas as nossas metas,  dando orgulho aos iguabenses de viver nessa cidade. Para isso que estamos aqui” concluiu Grasiella Magalhães.

 

Texto: Tiago Gouveia

Fotos: Felipe Lopes