Iguaba Grande começa campanha de vacinação contra a gripe

Todas as UBS já estão vacinando

foto divulgação

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda, dia 17, em todo território nacional. Em Iguaba Grande, todas as Unidades Básicas de Saúde já atendem o público alvo, com a imunização que previne os três tipos de vírus da gripe, H1N1, H3N2 e gripe B. A vacina ficará disponível até o dia 26 de maio.

Os grupos prioritários para receber a imunização são os idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos de idade, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras doenças especiais, presos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de professores de escolas publicas e privadas.

A vacina contra a gripe demora aproximadamente 15 dias para começar a fazer efeito no organismo e é útil por aproximadamente um ano. O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e risco de mortes devido à gripe. No ano passado foram registrados 12 mil casos no Brasil, com 2.200 mortes. Já neste ano, balanço feito até o dia 1 de abril aponta 276 casos de gripe registrados e 48 mortes.

Texto: Daniele Beldon