Segurança de Iguaba Grande é debatida em audiência pública

Audiência teve participação do poder legislativo, executivo, Polícia Militar e população.

A Câmara de Vereadores de Iguaba Grande realizou na última quarta-feira, dia 10, uma audiência pública para discutir a segurança da cidade, durante a sessão, presidida pelo vereador Tikinho (PP), o Capitão Ibrahim, Comandante da 5ª Companhia do 25º BPM, apresentou os números referentes às ocorrências registradas na cidade a partir de fevereiro deste ano, quando assumiu o comando da Companhia. De acordo com o relatório apresentado por Ibrahim, foram registradas na cidade 4 mortes por homicídio, 14 roubos de rua e 8 roubos de veículos.

Capitão Ibrahim também apresentou o quadro de Policiais efetivos na 5ª Companhia. “Temos um efetivo de 29 policiais, me incluindo nessa contagem, no qual 26 estão em atividade. A 5ª Companhia também possui duas viaturas. É um efetivo baixo, mas com a assinatura do convênio do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança) entre prefeitura e Polícia Militar, vamos aumentar esse efetivo consideravelmente” afirma o Capitão, se referindo ao convênio no qual a prefeita Grasiella Magalhães demonstrou interesse e, segundo a prefeitura, já iniciou os tramites legais para assinatura.

A Prefeita Grasiella foi questionada pelos presentes, quanto às iniciativas da prefeitura para garantir a segurança pública da cidade. “Apesar de a segurança pública ser de responsabilidade do Estado, a prefeitura não pode cruzar os braços e esperar que a PM trabalhe sozinha, por isso venho constantemente buscando apoios e parcerias para garantir nossa segurança” afirmou a prefeita, “Vamos assinar o convênio do PROEIS com a PM e reativar o Conselho Comunitário de Segurança Pública, além disso, estamos buscando meios de capacitar ainda mais nossos Guardas Municipais, para que possam auxiliar a Polícia Militar”, revelou a Prefeita. Ao ser questionada a respeito de concurso público para a Guarda Municipal, a prefeita afirmou que, no momento, não há condições financeiras para que seja realizado um concurso público na cidade. “Temos um efetivo de 58 Guardas, não é um efetivo alto, mas estamos trabalhando para capacitar cada vez mais esses guardas, através de cursos, para que eles possam melhorar a qualidade do serviço prestado à população” afirmou Grasiella.

O novo Secretário de Segurança e Ordem Pública do município, Alexandre Ramos, também esteve presente na audiência e explicou como pretende desempenhar o trabalho a frente da Guarda Municipal.  “As atribuições da Guarda avançam além de proteger o patrimônio público, ela pode sim fazer um trabalho em conjunto com a Polícia Militar, além disso, realizamos operações de trânsito, de proteção aos órgãos públicos e ronda escolar”, destacou Alexandre.

Para o Vereador Tikinho, a audiência serviu para prestar contas com a população. “O resultado final é que a população pode esperar um policiamento ostensivo e com o quantitativo aumentado, estou muito feliz com o resultado dessa audiência” afirmou o vereador.

A Audiência teve a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre as autoridades estavam o vice-prefeito de Iguaba Grande, Leandro Coutinho, o Major Weider, representando o Tenente Coronel André Henrique, Comandante do 25º BPM, além dos vereadores Alessandro Grimalth, Jefinho, Adalberto Moreira, Allan Rodrigues, Roberto Antunes.

Texto e fotos: Tiago Gouveia