PREFEITA E VICE VÃO A BRASÍLIA EM BUSCA DE INVESTIMENTOS PARA IGUABA GRANDE

Investimentos serão para pavimentação

Grasiella Magalhães e Leandro Coutinho, prefeita e vice de Iguaba Grande, se reuniram na última segunda-feira, dia 15, com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para defender a inscrição do município no Pac da Integração, edital de chamamento público do Programa de Desenvolvimento Regional do Ministério, que  destina recursos do Governo Federal para pavimentação.

O encontro foi agendado a pedido do Deputado Federal Júlio Lopes (PP/RJ), que acompanhou a reunião.

A inscrição de municípios em programas do Governo Federal é realizada através da internet, mas, segundo Grasiella, a presença em Brasília é importante para ratificar a necessidade do município em receber o recurso. “Apesar do nosso IDH (Índice de desenvolvimento humano) ser alto, temos problemas na cidade, que poderiam ser resolvidos se tivéssemos mais ruas pavimentadas” afirma Grasiella, “Não conseguimos atrair empresas para a cidade, porque 90% de nossas ruas estão sem pavimento. Iguaba carece de transporte público de qualidade, a manutenção de ônibus, por exemplo, se torna muito mais cara quando as ruas não estão pavimentadas” explica a prefeita.

Para o Deputado Julio Lopes, a seleção dos municípios contemplados com o programa do Ministério deve levar em consideração a realidade financeira dos estados. “O Estado do Rio passa por um momento muito difícil, por isso as cidades dependem cada vez mais do Governo Federal”, afirma o Deputado.

Todos os municípios interessados em receber o recurso do Ministério da Integração tiveram até dia 15 para se inscrever. De acordo com o Ministro Helder, na próxima semana o ministério já pode dar o primeiro parecer sobre os inscritos.

” É importante esclarecer que há critérios que vão gerar uma pontuação para o município, a partir disso vamos ver quais municípios estão aptos em receber esse auxílio”, explica Helder.

Marcha dos Prefeitos

Grasiella e Leandro também participaram, em Brasília, da Marcha dos Prefeitos, evento anual que reúne Prefeitos de todo o país. O encontro teve abertura oficial no dia 16, com a participação do Presidente da República, Michel Temer.

Texto e fotos: Tiago Gouveia