Atividades do Novembro Azul iniciam na próxima semana em Iguaba Grande

Programação se estende durante todo o mês nas UBSs

 

As atividades de mobilização pelo Novembro Azul começam na  próxima segunda feira, dia 13, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no dia 25 acontece o dia “D” com atividades de conscientização e prevenção do Câncer de Próstata.

 

O objetivo da mobilização é alertar aos homens sobre doenças masculinas, especialmente o câncer de próstata, que segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o segundo mais comum tipo de câncer entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele.

 

A programação do novembro azul do município de Iguaba Grande inicia no dia 13 e vai até o dia 30 em todas as UBSs com atividades de promoção a saúde do homem, como a avaliação médica com solicitações de exames  PSA, mostra de vídeos educativos, distribuição de  material informativo, aferição de pressão, testes de glicemia capilar, orientação sobre os principais problemas de saúde do homem e avaliação de saúde bucal.

 

Além da programação das UBSs, a Secretaria de Saúde irá promover o dia “D” no dia 25, que irá contar com um ônibus da secretaria realizando as mesmas atividades durante todo o sábado na Praça Edyla Pinheiro das 09h às 15h.

 

A UBS do Centro, a partir do dia 13, mudará o seu horário de funcionamento e ficará aberta das 08h até as 21h.

 

Texto: Júlya Costa

Foto: Divulgação