Iguaba Grande promove campanha de Combate a Hanseníase

Exames e atendimento médico serão realizados no local

Para dar destaque a companha criada pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Iguaba Grande, como em todos os anos, realiza nessa quinta, a partir das 10h o dia “D do Combate a Hanseníase”. O evento que conta com a disponibilização do Ônibus da Saúde, acontece ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Nova, com atendimentos específicos para toda a população.

A equipe da Unidade de Saúde de Iguaba Grande fará momentos de orientações quanto aos sinais e sintomas da doença, triagem, consulta médica dermatológica, fisioterapia especializada na área de hanseníase, vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicose. Para ser atendido, basta chegar ao local indicado das 10h até às 16h.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no en­tanto poucos adoecem. A doença acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. É de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.

Texto: Daniele Beldon

Foto: Divulgação