Produtores Rurais recebem recursos do Programa Rio Rural em Iguaba Grande

Verba é destinada para investimentos nas propriedades

Na tarde de terça feira, dia 19, cinco Produtores Rurais do Município de Iguaba Grande, receberam recursos do Programa Rio Rural para investimento em suas propriedades. O programa promete atender também aos demais produtores cadastrados.

O Programa Rio Rural é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que busca alternativas sustentáveis de desenvolvimento, tendo como referência de planejamento e de intervenção as microbacias hidrográficas, investindo na recuperação da qualidade da água, conservação do solo, recomposição da cobertura vegetal, infra-estrutura e saneamento rural, entre outros.

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Thiago Dutra, o município conta com aproximadamente 60 produtores cadastrados. “Nessa primeira fase, 10 produtores serão beneficiados. Nesse encontro, cinco receberam o recurso, e os outros cinco receberão ainda esse ano”, afirmou o secretário.

A viabilização da verba se deu através da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e, segundo a supervisora local da empresa, Marília Grasiela, foi um longo processo até conseguirem o recurso. “A EMATER agiu desde o levantamento do diagnóstico local, passando por todas as fases até o programa se concretizar no município”,  declarou Marília.

O vice-prefeito Leandro Coutinho esteve presente e destacou a importância do Rio Rural para o município. “É um programa que vai ajudar muito essas propriedades, investindo no plantio de mata ciliar, de equipamentos agrícolas, e isso vai fomentar a agricultura familiar no nosso município” afirmou o vice-prefeito.

Os produtores tiveram a verba depositada em suas contas e terão que contribuir apenas com a mão de obra, apresentando comprovações das melhorias realizadas.

Texto: Júlya Costa

Foto: Luana Ramalho