Iguaba Grande realiza cerimônia de posse dos novos representantes do Conselho Municipal de Cultura

Encontro discute a efetivação das práticas culturais

O Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Iguaba Grande realiza na próxima segunda, dia 08, a cerimônia de posse dos representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC-IG). O evento que tem a participação especial do palestrante Marcel Reias, acontece no Salão Nobre da Prefeitura, às 15h.

Ao total, 13 conselheiros foram eleitos na última Conferência Municipal que aconteceu em novembro do ano passado. Marcel Reias, o palestrante do evento, é historiador e presidente do Conselho de Políticas Culturais, ele falará sobre “A importância da participação da sociedade nas políticas públicas”. Para o Diretor do Departamento de Cultura de Iguaba Grande, João Gabriel Cortez, a efetivação do Conselho é uma conquista. “Quando assumimos a Departamento de Cultura não tínhamos conselho, não tínhamos dotação orçamentária e muito menos Plano Municipal de Cultura, mas hoje temos além do citado e também conseguimos ampliar os equipamentos culturais e serviços para a população como, por exemplo, a inauguração da Escola de Arte Antônio Bispo, com mais de 500 alunos,”, enfatizou João Gabriel, que também citou o Centro de Memórias, a Boutique do Artesanato e o Salão de Artes Zé Trindade, como uns desses equipamentos.

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão deliberativo, normativo e fiscalizador das ações culturais do Município, ou seja, analisa e reflete a respeito das atividades culturais desenvolvidas. Segundo João Gabriel, Iguaba Grande tem se destacado sobre essa questão. “Fico feliz, pois a Cultura do nosso município vem dando passos largos no que se refere à garantia da efetivação das práticas culturais através das políticas públicas, que ao longo desses últimos nove anos estamos conquistando”, acrescentou o Diretor de Cultura.

João Gabriel Cortez também disse que o trabalho só foi possível graças ao apoio recebido pela gestão municipal. “Aproveito para agradecer a prefeita Grasiella Magalhães que mesmo diante das dificuldades financeiras que enfrentamos nunca deixou de nos dar condições para que tudo isso pudesse ser conquistado e preparando a fim de que muito mais esteja por vir”, afirmou o Diretor.

Na última Conferência houve a votação dos novos Conselheiros de Políticas Culturais do município, que foram divididos em oito segmentos artísticos e culturais, além de ter um representante da sociedade civil organizada, um representante do poder executivo, um do legislativo, um da Secretaria de Educação e Cultura e um do Turismo.

Texto: Daniele Beldon

Foto: Felipe Lopes