NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande esclarece que o fato ocorrido ontem, dia 11/03/2018, onde circulou um vídeo nas redes sociais mostrando esgoto nas margens da Lagoa de Araruama nas proximidades do Rio Salgado, que o mesmo ocorreu pelo fato da abertura das comportas deste rio, de responsabilidade da Prolagos,  neste período de chuvas.
Informamos que o Contrato de Concessão com a empresa Prolagos prevê a coleta de esgoto em tempo seco, no qual define que em situações de alto índice pluviométrico, as comportas precisam ser abertas para evitar inundações.
Sabemos que hoje esse sistema não é o mais adequado, porém foi o eleito e aprovado em 2002.
Diante disso, informamos que foi enviado ofício para a concessionária Prolagos desde 31/01/2018 (Conforme imagem) , requerendo a obra do sistema coletor de esgoto no entorno do rio Salgado, para ser incluída no próximo aditivo ao Contrato de Concessão, que será objeto da revisão quinquenal ainda este ano.
Solicitamos também a conscientização da população para não interligar o sistema individual de esgoto das residências na rede de drenagem pluvial ou em qualquer recurso hídrico.
Vale mencionar que em locais não dotados de rede separativa de esgoto os imóveis precisam realizar o tratamento primário, através de fossa, filtro e sumidoro.