Prefeitura de Iguaba Grande lança Programa Família Acolhedora

Serviço selecionará cinco famílias do município

No próximo mês, dia 03, a Prefeitura de Iguaba Grande através da Secretaria de Trabalho e Ação Social realiza a cerimônia de lançamento do Programa Família Acolhedora, que acontece no Salão Nobre da Prefeitura, a partir das 15h. O evento contará com a presença de autoridades locais, coordenadores do programa e também de outras instituições.

O Programa Família Acolhedora seleciona até cinco famílias do Município interessadas em participar do Serviço de Acolhimento, que é destinado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, em medida protetiva, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA Lei nº 8.069/90.

O tempo de acolhimento da criança ou adolescente na família acolhedora será de um dia até um mês, nos casos de acolhimento emergencial; um mês até três meses, nos casos de curta permanência; três a seis meses, nos casos de média permanência e de seis a um ano, nos casos de acolhimento de longa permanência.

A família acolhedora tem a responsabilidade familiar pelas crianças e adolescentes acolhidos enquanto estiverem sob sua proteção. Conforme forem criteriosamente selecionadas, assumirão todos os direitos e responsabilidades legais, obrigando-se à prestação de assistência material, moral e educacional à criança e ao adolescente. A Secretaria de Trabalho e Ação Social capacitará essas famílias para receber a criança ou o adolescente durante o período, além de realizar todo o acompanhamento necessário.

TEXTO: DANIELE BELDON