Semana Santa tem programação religiosa em Iguaba Grande

Fiéis poderão participar de missas e procissões

No próximo domingo, dia 25, inicia a Semana Santa na Paróquia Imaculada Conceição em Iguaba Grande. A programação vai até o dia primeiro de abril, Domingo de Páscoa, e conta com a Via Sacra, Missas e Procissões.

A Semana Santa é uma festa celebrada todos os anos pelos cristãos, como um período de grande intensidade e simbolismo, onde se recorda a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Em Iguaba Grande, a Semana Santa terá início no domingo de Ramos com uma missa Campal na Praça Edila Pinheiro. Na Segunda Feira, o Padre Rafael Costa, Pároco da cidade, fará uma formação com o tema “O que é, porque celebrar e como celebrar a Semana Santa”. Na quarta-feira, a programação continua com a Procissão do Encontro.

O chamado Tríduo Pascal, que é a grande Solenidade da Semana Santa, inicia na quinta-feira, às 20h, com a missa do Lava Pés, e logo após, acontece a Caminhada da Fé pelas ruas do município. Na sexta, a celebração da Paixão inicia às 15h, seguida pela Via-Sacra, Sermão do Descimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto. A Santa Missa da Vigília Pascal acontece no sábado, às 20h, encerrando com a Procissão da Ressurreição. No domingo da Páscoa, às missas serão celebradas na Matriz e nas Capelas N. S. da Conceição e N. S. de Guadalupe.

Segue abaixo a programação completa:

Domingo de Ramos

Jesus é aclamado Rei em Jerusalém

Santas Missas :

Sábado – 24/03

16h – Capela São João

18h – Capela N. Srª. Aparecida

20h – Capela São José

Domingo – 25/03

7h – Capela N. Srª. da Conceição

9h – Matriz

17h – N. Srª. de Guadalupe

19h – Benção dos Ramos na Matriz e procissão em direção à Praça Edila Pinheiro para Santa Missa Campal.

Observação: Levar ramos

Segunda-feira Santa– 26/03

18h – Santa Missa – Matriz

19h – Formação: “O que é, porque celebrar e como celebrar a Semana Santa” – Matriz .

Terça-feira Santa– 27/03

19h30m – Missa dos Santos Óleos  na Ginásio Dom Bosco (Salesianos) em Niterói-RJ

Quarta-feira Santa– 28/03

19h – Procissão do Encontro (Homens saindo da Aparecida e Mulheres da Capela da Praia) e Santa Missa Reflexão sobre o Encontro Doloroso.

Tríduo Pascal

O Tríduo pascal é a realidade da Páscoa do Senhor, celebrada solenemente em três grandes dias especiais: a SEXTA-FEIRA SANTA, SÁBADO SANTO E DOMINGO DE PÁSCOA.

Quinta-feira Santa – 29/03

20h – Missa do Lava-pés, celebração da Ceia do Senhor, Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

00h – Caminhada da Fé com o Santíssimo Sacramento e N. Srª. das Dores. (Meditações das 7 dores de Nossa Senhora)

Sexta-feira Santa – 30/03

15h – Celebração da Paixão do Senhor

Intervalo

– Via-Sacra

– Sermão do Descimento da Cruz

– Procissão do Senhor Morto

Sábado Santo – 31/03

20h – Santa Missa da Vigília Pascal

– Procissão da Ressurreição “Esta é a noite em que Jesus rompeu o inferno, ao ressurgir da morte vencedor”.

Observação: Providenciar vela para ser usada com segurança.

Domingo da Ressurreição – 01/04

Santas Missas: