Prefeitura de Iguaba cancela aumento de ISS para taxistas

Decisão evita aumento de bandeira tarifária

Em reunião com um grupo de taxistas de Iguaba Grande, a prefeita Grasiella Magalhães anunciou que o aumento previsto do Imposto Sobre Serviço (ISS) para este ano, de aproximadamente R$ 700, não será cobrado à categoria. O valor atual, cerca de R$ 200, fica mantido até o ano que vem e o próximo aumento será discutido e acordado com os taxistas, com base na inflação e no IPC (Índice de Preço ao Consumidor).

O encontro foi realizado a pedido do Vice-Prefeito Leandro Coutinho e do Vereador Roberto Antunes. Segundo Leandro Coutinho, o aumento se justificou porque o valor atual estaria defasado. “Há muitos anos não se tem aumento do Imposto Sobre o Serviço dos taxistas, quando o cálculo foi feito, o valor ficou além da realidade de crise que estamos vivendo no momento, percebendo isso, sugerimos que a cobrança fosse reavaliada”, explicou Leandro.

Para o taxista José Carlos Ferreira, o encontro foi produtivo e atendeu a solicitação da categoria. “A prefeitura entendeu que o momento econômico vivido hoje não cabe aumento de impostos, nós também procuramos não aumentar a bandeira tarifária para que o passageiro não seja prejudicado”, destacou o taxista.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 15 de maio, quinta-feira, no qual serão discutidas outras demandas da categoria, como transporte particular irregular e a utilização de espaço publicitário nos veículos. De acordo com o Vereador Roberto Antunes, as solicitações que demandam uma nova legislação serão levadas à Câmara de Vereadores.

Texto: Tiago Gouveia