Iguaba Grande ganha caminhão de coleta seletiva – Prefeitura Municipal de Iguaba Grande

Iguaba Grande ganha caminhão de coleta seletiva

Coleta seletiva pode gerar emprego e complementação de renda

Iguaba Grande recebeu na manhã de sexta, 25, um “Caminhão Baú” destinado à coleta de lixo seletiva. A entrega foi realizada pelo o Superintendente geral do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) Fernando Guida e também pelo Ex-secretário Estadual do Ambiente, o Deputado André Correa, que foram recebidos pela Prefeita Grasiella Magalhães e o vice-prefeito Leandro Coutinho.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente do Município, Paulo Sérgio da Cunha, a próxima etapa com a chegada do veículo é desenvolver um planejamento dos bairros e também um projeto de conscientização referente à Coleta Seletiva. “Esse trabalho tem outra parte fundamental que é a geração de empregos. Será aberto um processo de inscrições, as pessoas que tiverem interesse de trabalharem com a Coleta Seletiva poderão participar e a partir disso será criada uma cooperativa, onde começam a vender o material e a dividir o lucro entre eles”, destacou o Secretário.

O veículo tem como objetivo a implementação do Serviço na Cidade. A Coleta Seletiva Solidária consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas ou pessoas. Dessa forma, os materiais que podem ser reciclados serão separados do lixo orgânico (que é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos). O Superintendente do INEA, Fernando Guida, disse que o veículo também facilita a atuação dos trabalhadores. “Normalmente o catador não tem equipamento necessário e acaba ficando desmotivado para correr atrás. Esse caminhão além de bem preparado, tem bastante conforto. Ele não só funciona para organizar a coleta seletiva como também serve para incentivar a comunidade a trabalhar com essa atividade”. Acrescentou Fernando.

Para o vice-prefeito Leandro Coutinho é uma conquista importante receber um veículo desse porte em meio à crise financeira enfrentada pelo Estado. “Esse é um Projeto que vai acrescentar ao desenvolvimento ambiental do nosso município. Além dos programas realizados com a Coleta Seletiva e de todos os benefícios, isso nos ajuda aumentando o nosso ICMS Ecológico (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”. Acrescentou o vice-prefeito que também disse que o caminhão foi entregue através de um projeto realizado na gestão do Ex-Secretário Estadual do Ambiente, André Corrêa.

TEXTO; DANIELE BELDON

FOTOS: FELIPE LOPES