Corporação Musical de Iguaba Grande é destaque em competições nacionais

Banda vai participar do Desfile Cívico em comemoração ao Aniversário da Cidade

A Corporação Musical de Iguaba Grande (COMIG) leva o nome da cidade por todo o país. Possui 70 componentes de escolas municipais e estaduais, e mais de 20 campeonatos disputados. Atualmente a banda é penta campeã no Rio de Janeiro e tetra campeã no país nos quesitos de corpo coreográfico e baliza feminino.

A COMIG foi fundada em 1995 com a direção e regência de Miquéias Gomes. O corpo técnico conta com a Coordenação geral de Ismar Barbosa, que é também o coreógrafo. Além dele, a banda possui um comandante mór, instrutores de melodia, instrutor de percussão, baliza feminino e masculino.

A equipe recebeu o primeiro título estadual em 2013, competindo com diversas bandas do estado do Rio. Ficou em primeiro lugar nos quesitos de corpo coreográfico e baliza feminino, segundo em comandante mór, e terceiro lugar em corpo musical.

No mesmo ano, disputaram o nacional, e também trouxeram o primeiro lugar em corpo coreográfico, baliza feminino, comandante mór e terceiro em corpo musical.

Aos poucos foi se tornando uma banda respeitada e aguardada em todas as competições, sempre trazendo ótimos resultados. No último ano, a COMIG conseguiu a premiação máxima em todos os quesitos que competiu.

O coordenador geral e coreógrafo da banda, Ismar Barbosa, participa da COMIG desde seus 14 anos. “Para nós, o mais importante não são os campeonatos que participamos, mas o trabalho que realizamos dentro da cidade, o aprendizado dos alunos, o que eles lavam pra vida. A banda exige muita dedicação, muito ensaio. Dessa forma, nós podemos trabalhar com eles a disciplina e o comprometimento” afirma Ismar, que também destaca a importância do trabalho em conjunto. “Sou muito grato a toda a equipe, e a comunidade escolar e familiar, que se mobilizam, ajudam e estão sempre presentes. Isso é fundamental para motivar os alunos”, concluiu.

Além de todas estas competições, que somam ao todo 36 títulos, a COMIG está sempre presente no Desfile Cívico de Aniversário de Iguaba, e faz apresentações em outras cidades também.

 COMIG Mirim

A COMIG Mirim é um projeto iniciado em 2015, formado por crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. Tem o objetivo de formar uma base para que esses alunos possam ingressar na corporação.

Mesmo sendo mais novos, a COMIG Mirim também possui um ritmo intenso de ensaios e os alunos têm muito comprometimento. Neste ano, a COMIG Mirim irá abrir o Desfile Cívico em Comemoração ao Aniversário da Cidade.

Texto: Júlya Costa

Foto: Divulgação ASCOM