No futuro você terá desejado ter parado hoje

Secretária de Saúde realiza a Campanha do Dia Mundial sem Tabaco com programação especial de conscientização

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no final deste mês, precisamente no dia 31 de maio, marca o combate e a conscientização dos malefícios do tabagismo. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estima-se que o vício em tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos no mundo. Enquanto no Brasil, mais de 400 pessoas morrem a cada dia devido ao tabagismo. Esse número chega a mais de 200 mil mortes por ano. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2022, e são assustadores.

Por esta razão, as campanhas antitabagismo ganham força no estado e em no nosso município. O Dia Mundial sem Tabaco, de 2023, tem como tema, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), “PRECISAMOS DE COMIDA, NÃO DE TABACO”. A proposta é a conscientização relacionada ao cultivo e à produção de tabaco causarem danos ecológicos globais, mudanças climáticas de longo prazo e desempenharem um papel crucial na determinação do futuro da agricultura e da segurança alimentar.

O tabagismo causa ou aumenta o risco de complicações de dezenas de doenças, em especial, as doenças cardiovasculares isquêmicas (insuficiência vascular periférica, infarto do miocárdio e derrame cerebral), as doenças respiratórias (bronquite, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose, dentre outras), sendo fator de alto risco para o câncer de pulmão e outros tipos de câncer, como o de boca.

Outro fator de risco atinge os chamados fumantes passivos, aqueles que convivem com a fumaça do tabaco de forma indireta. Nos adultos expostos por longos períodos, o tabagismo passivo pode levar ao infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica). Enquanto nas crianças essa exposição pode aumentar o número de infecções respiratórias e nos bebês, ainda no útero, as toxinas da fumaça do tabaco – o tabagismo materno ou da exposição materna ao fumo passivo -, frequentemente leva à redução do crescimento e da função pulmonar.

O tabagismo é uma doença crônica e deve ser tratada desta forma. São encontradas cerca de 4700 substâncias tóxicas no cigarro, onde fumantes ativos e passivos são expostos.

O trabalho de combate ao tabagismo em Iguaba Grande

Na semana do Dia Mundial sem Tabaco, a Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde estará realizando diversas atividades. A Coordenação de Controle do Antitabagismo está organizando uma campanha especial para este ano, que irá proporcionar aos munícipes eventos alusivos para estimular a conscientização sobre as doenças e as mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Foram realizadas rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com palestras com o tema “Sensibilizar a comunidade sobre o tema abordado – Precisamos de alimento, não de tabaco”, entre os dias 22 e 29 de maio, além de uma “Caminhada do Bem” organizada com a Academia da Saúde, no dia 30, com saída da Praça de Ubás.

O Dia D da Campanha Mundial sem Tabaco

No Dia D da campanha, em 31 de maio, a Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, através de diversas equipes da secretaria de Saúde, estará promovendo, a partir das 9h30, um grande evento na Praça Edyla Pinheiro, com a presença de diversos profissionais, que trabalham na saúde do município. O evento estará repleto de serviços ao público, com a presença de coordenadores e profissionais da saúde.

A dentista Ana Cristina Alfenas e as Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), Cristiane Ramos e Bianca Oliveira realizarão avaliação da cavidade bucal, com olhar para o câncer de boca. Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) levarão ao evento as assistentes sociais, Marcella Pinheiro e Stela Matos, para orientação sobre direitos e deveres do usuário na saúde, além das fisioterapeutas, Lina Curty (especializada em auriculo terapia) e Tuyane Souza (fisioterapeuta respiratória), que irá ensinar exercícios respiratórios e expansibilidade pulmonar.

A Academia da Saúde não estaria fora deste importante evento. A nutricionista, Dra. Horjana Oliveira, fará orientação nutricional e falará sobre alimentação saudável, enquanto a Professora e Dra. Heloísa Marques, Coordenadora da Academia da Saúde, levará seus alunos para uma apresentação de Zumba Gold e Dança Fitness, com a música do filme “Footloose” – Kenny Loggins/Footloose.

A Coordenadora de Doenças não transmissíveis (DANTs), Carla Cristina Castro e a Coordenadora da Saúde do Homem e do Idoso, Vanessa Santos, farão a aferição de pressão arterial e glicose, além de dar orientações e distribuir panfletos. Para fechar as atividades, serão realizados triagem e acolhimento, pela Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, com a coordenadora Eliane Castro, para os tabagistas que desejarem parar de fumar.

“Organizamos uma demonstração do nosso trabalho para os moradores de Iguaba Grande. Estaremos apresentando as ações de prevenção de doenças crônicas e promoção de saúde, desenvolvidas pela secretaria de Saúde e pelas equipes que integram a pasta, aos moradores da cidade”, disse a Coordenadora do programa Eliane Castro.

O Tabagismo te aprisiona, porém, a atitude te liberta. O cigarro não é a sua melhor companhia. Não deixe o tabaco te dominar. E escute ao final desta luta: PARABÉNS, VOCÊ CONSEGUIU!!!!