Cidade do idoso comemora os 20 anos do Estatuto do Idoso

Durante dois dias, a secretaria da Pessoa e Envelhecimento Saudável (SEPIES) foi palco de atividades e recebeu diversas autoridades

Cuidar de nossos idosos é preservar a nossa história. Visando a qualidade de vida e dar dignidade aos iguabenses da melhor idade, a Cidade do Idoso foi entregue à população em julho de 2023. No último dia 1º de outubro, foram comemorados os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e para celebrar, a Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável (SEPIES), realizou, nos dias 23 e 24, diversas atividades na Cidade do Idoso.

O Estatuto da Pessoa Idosa, criado a partir da Lei 10.741, de 2003, busca garantir à população a partir dos 60 anos, dignidade em áreas como saúde, educação, cultura, lazer, trabalho, previdência social e habitação. Pois além de garantir os direitos, também prevê punições a quem os desrespeita.

A segunda-feira começou com uma belíssima apresentação do Coral Neller Madureira, além da palestra com a Dra. Simone Tourino, Superintendente de Políticas para a Pessoa Idosa da Subsecretaria de Direitos Humanos do Estado do RJ, que, com sua equipe, realizou o seminário: “20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa: Importância e desafios na garantia dos direitos Humanos da Pessoa Idosa”, enquanto o Grupo de teatro do Centro de Convivência do Idoso de Armação dos Búzios, o Trem da Vida, trouxe a peça “A gente se acostuma!” 

O primeiro dia, voltado para autoridades, conselheiros municipais e técnicos de áreas relacionadas à pessoa idosa, contou com as presenças do Prefeito, Vantoil Martins, do Vice-Prefeito, Alexandre Carvalho, do Chefe de Gabinete, Fábio Costa, do secretário da SEPIES, Paulo Rito, do secretário de Cultura, Miquéias Gomes, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins, da secretária de Saúde, Carla Valle, da secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, do secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra, do secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, do secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Vagnei Lessa, do Chefe da Procuradoria, Paulo Sérgio, dos representantes do Poder Legislativo, Silvana Grimauth e PC Brazil, além do Comandante da Guarda Municipal, Oliveira e a Patrulha Maria da Penha. 

O 2º dia de evento foi preparado para os idosos. A Cidade do Idoso ficou lotada daqueles que buscavam aprender e pensar sobre a necessidade do crescimento das ações em benefício da pessoa idosa na sociedade, além de conhecerem mais sobre seus direitos. A palestrante, Dra. Simone Tourino, retornou com uma proposta de bate-papo com os idosos sobre o Estatuto. 

O Prefeito, Vantoil Martins, o secretário da SEPIES, Paulo Rito, o secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra e o secretário de Turismo, Marcelo Durão receberam no 2º dia de comemorações as ilustres presenças do Deputado Federal, Chiquinho Brazão, do Vice-Presidente da Comissão da Pessoa Idosa da OAB-RJ, o Dr. Michel Saad, acompanhado de seu pai, o Dr. Beto Saad, além de autoridades de outros municípios, como o secretário da 3ª Idade de Maricá, Ademilton da Silva Diniz, o Tatai, o Vereador de Araruama Rodolfo Buda, do Assessor Especial do Prefeito de São Pedro da Aldeia, Edmilson Bittencourt, além da Patrulha do Idoso de Volta Redonda, que explicaram sobre o Estatuto e ainda realizaram uma apresentação teatral.  

O Prefeito Vantoil destacou a presença maciça do secretariado do governo no evento e a importância da Cidade do Idoso para Iguaba Grande. “Estamos muito felizes de saber que a secretaria está em excelentes mãos. Quando convoquei, o então vereador, Paulo Rito para assumir, meu objetivo era implementar e entregar políticas públicas para a pessoa idosa, pois nossa plataforma principal é cuidar de gente e como costumamos dizer: o idoso é o jovem que deu certo”, enfatizou o Prefeito. 

Já o Deputado Federal Chiquinho Brazão enalteceu a importância de um governo que trabalhe em diversas frentes e dê atenção à população idosa. “Que todos nós possamos ter um olhar sensível, principalmente para a 3ª idade. Quando chego na Cidade do Idoso, vejo como Iguaba Grande está sendo um exemplo para outros municípios. Essa é a demonstração do compromisso do executivo com a sua gente”, disse o deputado. 

O secretário Paulo Rito, muito emocionado, demonstrou toda sua satisfação em estar a frente da pasta. “Todos que me olham veem o quanto estou feliz por estar aqui, por poder cuidar de todos vocês. Sou muito grato ao Prefeito Vantoil, que me entregou este presente e a todos da minha equipe. Não posso deixar de expressar minha satisfação de ter visto, na última semana, que fomos mencionados em Brasília, por meio do Dr. Michel Saad, que destacou o trabalho incrível que estamos realizando, de forma a reconhecer que somos referência para toda região, até mesmo para o estado”, finalizou o secretário.

 

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *