ATAN começa o Programa de Atendimento Nutricional Oncológico Itinerante

A ação acontecerá em um ônibus que fará o atendimento fora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e divulga programação mensal

A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde, começa esta semana o Atendimento Nutricional Oncológico Itinerante. A Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) é a responsável pela iniciativa, cujo objetivo é levar atendimento nutricional a todos os pacientes oncológicos em tratamento no nosso município. A ação irá acontecer por meio de um ônibus que fará o atendimento fora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, assim, proporcionar um espaço exclusivo, onde serão promovidas conversas para esclarecer dúvidas, além de desfrutarem de frutas, café e sucos. 

Somando-se a isso, a proposta é que estes pacientes estejam próximos de pessoas que estão passando pela mesma situação para trocarem experiências. Outros atendimentos serão oferecidos, pois além do atendimento nutricional, a ATAN convidou a Coordenação do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e da Coordenação da saúde do homem e do idoso para participarem. Elas estarão aferindo pressão, glicose, esclarecendo dúvidas sobre preventivo, atendimento ginecológico, entre outros. 

Será distribuído um kit com panfletos de orientações nutricionais e sobre detalhes do programa, com uma caderneta de acompanhamento (que deve ser levada em toda consulta pelo paciente). Também terá brindes da Onkosol (Clínica de Oncologia na Região dos Lagos), além de um saquinho com uma semente, para incentivar o cultivo de horta caseira.

“A ideia é fazer um atendimento exclusivo para esse paciente, no qual os mesmos se sintam acolhidos e confortáveis para melhor qualidade no atendimento e no tratamento, diante de toda a dificuldade que os mesmos vêm passando”, explicou a Coordenadora da ATAN, Bruna Viotti.

Neste 1º Ciclo, os encontros serão semanais, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Seguem os dias e as unidades:

31/10 – Sapeatiba;

07/11 – Vila Nova;

14/11 – Nova Iguaba;

21/11 – Iguaba Pequena;

28/11 – Boa Vista;

05/12 – Pedreira;

12/12 – Ubás; e

19/12 – Centro

 

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *