Prefeitura realiza a cerimônia de posse de novos profissionais da saúde

Os novos Agentes Comunitários em Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) receberam o Termo de Posse e o Kit de trabalho, contendo um tablet

Na manhã desta sexta-feira (01), aconteceu a cerimônia de posse dos novos Agentes Comunitários em Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) no auditório da Prefeitura. Cerca de 70 novos profissionais da saúde entraram em campo a partir de segunda-feira (04) e, assim, contribuíram para a promoção da saúde da população de Iguaba Grande.

Também foi distribuído o Kit de trabalho contendo, chapéu, colete, blusa com proteção UV, bota, garrafa, bolsa e a grande novidade, um tablet que irá dinamizar a captação e transmissão das informações coletadas. “Vocês são considerados a parte de maior estratégia do serviço de saúde. Cuidem do nosso povo, pois isso fará toda a diferença”, disse a secretária Carla Valle.

A secretária de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e a Atenção Básica, promoveu ao grupo, antes de iniciarem as atividades, diversas capacitações, como: aulas práticas, dinâmicas em grupos e estudo de casos. “Entreguem um trabalho de excelência e, com certeza, teremos um resultado positivo na promoção da saúde da população”, acrescentou o Chefe de Gabinete, Fábio Costa.

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Vantoil Martins, o Chefe de Gabinete, Fábio Costa, a secretária de Saúde, Carla Valle, o secretário de Administração, Valdeci Junior, o secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra, o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Durão, enquanto o Poder Legislativo foi representado pela vereadora Silvana Grimauth e Allan Rodrigues.

“É um momento de muita emoção. Quero dar as boas-vindas a todos vocês que agora fazem parte da família Prefeitura de Iguaba Grande. Quem se propõe a fazer saúde pública sabe que a responsabilidade só aumenta. Está nas mãos de vocês promover a saúde preventiva da nossa gente”, concluiu o Prefeito Vantoil Martins.

O ACS é responsável pela integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas conforme as diretrizes do SUS. A função do ACS está distribuída por área, segundo a Unidade Básica de Saúde em que foi inscrito.

Já o Agente de Combate a Endemias (ACE) fica responsável pela vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos; inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados; aplicação de larvicidas e inseticidas; orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas; e recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária, fazendo parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE)