Dia Nacional do Controle Municipal do Tabagismo acontece em Iguaba Grande

O Programa Nacional de Combate ao Fumo acontecerá no dia 29 de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Iguaba Grande e a Coordenadora do Programa estará na Praça Edyla Pinheiro, no bairro Estação. A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, tem como objetivo oferecer gratuitamente o tratamento para abandonar de vez as complicações do cigarro.

Durante o Dia do Combate ao tabagismo serão distribuídos panfletos, e esclarecimentos a respeito do tratamento. Além disso, palestras serão ministrados por enfermeiros capacitados pelo Estado, que irão abordar os riscos e os tratamentos.
Um levantamento do Ministério da Saúde, divulgado em maio deste ano, aponta que cerca de 9,3% dos brasileiros afirmavam ser fumantes em 2018. Os dados apontam uma queda significativa no número de usuários, que em 2006, eram de 15,6% da população, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Ainda assim, a Coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde e Enfermeira Mônica Gonçalves, encontrou a necessidade de divulgação do trabalho antitabagismo no município Iguabense. ‘’Parar de fumar traz qualidade de vida ao indivíduo, e evita doenças crônicas não transmissíveis = DCNT, como, câncer, hipertensão, diabetes, doenças respiratórias crônicas como asmas. ’’ – Explica.

Os pacientes que procurarem tratamento serão avaliados por médicos, e encaminhados à Academia da Saúde, que fica localizado no bairro Boa Vista.

#UmNovoJeitoDeGovernar