Iguaba Grande participa do “Dia D” de prevenção contra Dengue, Zika e Chikungunya

Ação na Praça Edyla Pinheiro vai dar dicas à população de como evitar as doenças

 

Quem passar pela Praça Edyla Pinheiro, localizada no Centro de Iguaba Grande, no próximo sábado (16), irá encontrar a equipe Vigilância Ambiental em Saúde, realizando conscientização para prevenção das doenças Dengue, Zika e Chikungunya. A ação faz parte do “Dia D” idealizado pela Saúde Estadual e realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Além da conscientização, uma tenda será montada para que a população possa fazer solicitação de visita dos agentes de endemias nas residências. O evento acontece das 9h às 14h e terá o apoio da Atenção básica, com agentes comunitários de saúde e Vigilância Sanitária.

 

Segundo Wando Tomaz, que é Coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, ações como esta são necessárias para alertar a população sobre possíveis focos do mosquito que podem ser evitados dentro das próprias casas. “A importância é fazer a população ter consciência dos riscos de manter em seu domicílio, recipientes que possam servir de acúmulo de água e se tornar um foco para a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses, que é a Dengue, Zika e Chikungunya. É muito importante eles terem essa noção, que o cuidado deve ser de todos”, conta Wando.

 

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar, nenhum dia do ano, e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

 

As doenças possuem características distintas, mesmo sendo transmitidas pela mesma espécie de mosquito. Por este motivo, a população deve se ater aos sintomas. No caso da Dengue, os sintomas são febre, dor no corpo e atrás dos olhos, além de fraqueza e vômito. Já a Chikungunya, causa dores e inchaços nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pulsos. A Zika causa manchas vermelhas na pele, coceira, febre leve dores musculares ou nas articulações.

 

Texto: Alice Sousa

Arte: Fernanda Pereira

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONVOCAÇÕES DE ALUNOS DO
PRÉ-I(MANHÃ) E PRÉ-II (TARDE)