Prefeitura de Iguaba Grande sedia plenária do Comitê Bacia Hidrográfica Lagos São João

Reunião tratou sobre a eleição referente ao biênio de 2019/2020 e barragem de Juturnaíba

O Salão Nobre da Prefeitura de Iguaba Grande sediou na manhã desta segunda-feira, dia 11, a Reunião Extraordinária de Plenária do Comitê Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), que foi mediada pelo Presidente do Comitê e Vice-Prefeito do município, Leandro Coutinho. Estavam presentes representantes de associações e organizações ambientais, da Concessionária Águas de Juturnaíba, Prolagos, Inea – Instituto Estadual do Ambiente, além de professores universitários e secretários de meio ambiente dos municípios da Região dos Lagos.

A Plenária tratou sobre a criação da Comissão para o Processo Eleitoral do CBHLSJ para o biênio 2019/2020; a aprovação do edital de processo eleitoral; o projeto de esgotamento sanitário para o município de Rio das Ostras; o plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João; o calendário de reuniões, e apresentação dos editais e contratos de concessão das concessionárias de água e esgoto no que diz respeito à responsabilidade de operação e manutenção da barragem de Juturnaíba.

Para o Presidente do CBHLSJ, Leandro Coutinho, os resultados são fruto do empenho da equipe. “Fizemos um trabalho administrativo com vários técnicos trabalhando no Comitê. Tudo isso foi fruto da nossa ação com a diretoria e o Governo do Estado. Na última reunião aprovamos três grandes projetos para nossa Região, que vai contemplar o município de São Pedro da Aldeia, na Praia do Sudoeste, arredores da UPA e Bairro São João; de Araruama, na comunidade dos quilombolas, em Sobara e, também, em Iguaba Grande, com a implantação de redes separativas no bairro Cidade Nova, com uma estação elevatória, totalizando 109 ligações de esgotos, que vai contribuir para a revitalização da nossa Lagoa”, disse Leandro Coutinho.

Texto: Lívia Lisle

Fotos: José Carlos Rodrigues