Secretaria de Educação promove tarde de palestras sobre autismo em Iguaba Grande

Encontro contou com a participação de pais, profissionais da Rede Municipal, conselhos e grupos que lutam pela causa

Para continuar a comemoração pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE), por meio do Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE), realizou na tarde de hoje (08), um encontro com palestras para tratar sobre o assunto.

Os participantes assistiram a palestra da Neuropsicopedagoga Pâmela Azevedo e da musicoterapeuta Luzimar Rangel, que palestrou sobre os benefícios da musicoterapia no atendimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Quanto mais falarmos sobre o autismo mais conhecimento teremos, pessoas vão se identificando, observando os sinais. Esse espaço que a Prefeitura está abrindo para falarmos sobre o autismo é muito importante”, disse a musicoterapeuta.

Para abrilhantar a tarde desta segunda-feira, a programação contou com a participação do músico e Subsecretário de Cultura, João Gabriel Cortez, que cantou e tocou a música “Anjo do bem” de Gonzaga Blantez.  Segundo o Secretário de Educação, Fred de Carvalho, o espaço para palestras e troca de idéias é importante. “Nós, da Secretaria de Educação, abraçamos esta causa, pois esta temática é muito presente nas nossas escolas e na sociedade”, declarou o Secretário.

Segundo dados do IBGE, são cerca de 70 milhões de pessoas com TEA no mundo. No município, o NAE é responsável pelo atendimento educacional especializado e, com isso, vem buscando trazer a inclusão dos alunos autistas na sociedade com mais qualidade e respeito. “Nós estamos engajados nessa causa, promovendo a valorização dos alunos autistas da nossa Rede e, também, dos pais. Estamos trabalhando para que a sociedade compreenda e abrace a causa, e saiba cuidar e conviver”, declarou Denize Carvalho Rodrigues, Pedagoga e Psicopedagoga do NAE.

Texto: Lívia Lisle

Fotos: José Carlos Rodrigues e Lorena Souza